Densitometria Óssea
A densitometria óssea é um método moderno, rápido e preciso que tem como principal finalidade medir a densidade e a quantidade de minerais dos ossos para diagnóstico da osteopenia ou osteoporose. O exame também pode ser utilizado para medir a gordura e massa corporal.
COMO FUNCIONA:
Com uma dose mínima de radiação, dez vezes inferior a uma radiologia convencional, a Densitometria Óssea se utiliza de uma fonte de raios-x duo energética para a aquisição de imagens.
Ela apresenta resultados que são comparados com um padrão estabelecido para cada idade e sexo. O diagnóstico possibilita que o médico identifique se o paciente tem osteoporose e, consequentemente, maior risco de sofrer fraturas.
O exame é rápido e indolor e permite fazer uma análise computadorizada de determinadas regiões do corpo.
- Coluna lombar;
- Fêmur proximal;
- Todas as mulheres com 65 anos ou mais, com ou sem fatores de risco adicionais;
- Mulheres que fazem terapia de reposição hormonal por períodos prolongados;
- Homens e mulheres que fazem uso de hormônios tireoidianos, corticosteróides e medicamentos anticonvulsivantes;
- Crianças, quando há necessidade, de acompanhar o desenvolvimento ósseo em doenças osteometabólicas e regimes dietéticos para emagrecimento (não realizamos exames em crianças).
- Evitar radiações ionizantes prévias (Raios-X, Tomografia e Mamografia).
- Não esquecer de levar os exames de Densitometria Óssea feitos anteriormente.
É importante lembrar que durante a realização do exame é fundamental permanecer imóvel. O exame todo dura em torno de 05 a 10 minutos.
Atualmente o exame é o mais indicado para determinar a extensão da perda óssea e para verificar a eficácia da prevenção ou tratamento.